segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Código Q



O Código Q é adotado internacionalmente por Forças Armadas e trata-se de uma coleção padronizada de três letras, todas começando com a letra "Q", inicialmente desenvolvida para comunicação radiotelegráfica comercial, e posteriormente adotada por outros serviços de rádios, especialmente o radioamadorismo. Apesar de os códigos Q terem sido criados quando o rádio usava apenas o código Morse, eles continuaram a ser empregados depois da introdução das transmissões por voz. Para evitar confusão, sinais de chamadas têm sido frequentemente limitados a restringir sinais começando com "Q" ou tendo uma sequência de três Q embutidos.

História

O código Q, original foi criado aproximadamente em 1909 pelo governo britânico, como uma "lista de abreviações... preparadas para o uso dos navios britânicos e estações costeiras licenciadas pela Agência postal geral". O código Q facilitou a comunicação entre operadores de rádios marítimos que falam línguas diferentes, por isso sua rápida adoção internacionalmente. Um total de quarenta e cinco códigos Q aparecem na "lista de abreviações para serem usadas na radiocomunicação", que foi incluída no serviço de regulamentação anexo à Terceira convenção internacional de radiotelegrafia. A convenção aconteceu em Londres e foi assinada em 5 de julho de 1912, tornando-se efetiva em 1 de julho de 1913.

Os códigos Q compreendidos entre QAA-QNZ são reservados para uso aeronáutico; QOA-QOZ para uso marítimo; QRA-QUZ para todos os serviços.

Código Q

Q.A.P -> Na Escuta.
Q.R.A -> Nome do Operador.
Q.R.U -> Ocorrência.
Q.R.V -> As Suas Ordens.
Q.R.X -> Aguarde.
Q.S.A -> Como Está o Sinal.
Q.S.J -> Dinheiro.
Q.S.L -> Entendido.
Q.T.A -> Última Forma.
Q.T.C -> Repassar Mensagem.
Q.T.H -> Localização.
Q.T.I -> A Caminho.
Q.T.R -> Hora Atual.

0 comentários:

Postar um comentário